propagandas

Compare Produtos, Lojas e Preços
Anúncio provido pelo BuscaPé

domingo, 19 de outubro de 2008

Mercado Modelo


O Mercado Modelo ficava inicialmente entre a Casa da Alfândega (prédio atual), e a Escola de Aprendizes de Marinheiro. Somente em 1971, houve a mudança definitiva para a Casa da Alfândega, imponente prédio federal tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Foi a partir dessa mudança, com a pressão da Ceasa e supermercados que o Mercado alteraria de vez a sua vocação como local de comercialização de gêneros alimentícios, para se transformar no maior centro de venda de artesanato e produtos típicos da Bahia, com administração da prefeitura. O som dos mercadores de frutas e de peixes cedeu lugar ao tom característico dos berimbaus, uma das marcas registradas dos corredores desse templo de nossa herança cultural com profundas raízes negras, indígenas e portuguesas.

Depois da reforma, o Mercado Modelo voltou a funcionar ainda com mais imponência. Nas instalações que apresentam uma planta quadrada com uma construção circular ao fundo - antes servia para atracamento dos navios de mercadorias -, estão espalhados 262 boxes, em dois andares. Em conjunto com as barraquinhas que ficam no pátio externo, formam o maior centro de artesanato de Salvador e um dos maiores do país.

A história do Mercado Modelo também é marcada por tragédias provocadas por grandes incêndios, o último deles ocorrido em janeiro de 1984, destruindo o prédio atual, que foi totalmente restaurado, respeitando-se o plano arquitetônico original. Foram introduzidas algumas modificações, como concreto pré-moldado, cobertura de telhas coloniais e novos equipamentos de prevenção de incêndio.

Há poucos anos, no subsolo do Mercado, foram descobertos túneis sustentados arcadas, antes utilizados como refúgio contra os invasores estrangeiros. O local fica abaixo do nível do mar e, por isso, está constantemente alagado. O Mercado Modelo é parada obrigatória para quem visita a capital baiana, sendo um dos cinco pontos turísticos mais visitados de Salvador e mesmo aqueles que nunca estiveram na Bahia o conhecem pelo menos de nome.

Funcionamento: Segunda à sábado das 9 às 19h e domingos e feriados das 9 às 14h.

Nenhum comentário:

Anúncio provido pelo BuscaPé

Anúncios

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar